A indústria nacional registou no último ano um crescimento de seis por cento, avançou hoje o presidente da República durante a sessão de abertura da quinta edição da expo indústria.
João Lourenço destacou a resiliência demonstrada pelos empresários nacionais durante a fase pandémica, que permitiu que fossem registados resultados satisfatórios.
O chefe do executivo referiu-se na ocasião aos investimentos, e projectos energéticos em desenvolvimento em todo o país em particular aos hídricos preconizados para Luanda, que detém ainda o maior parque industrial.
O número um do executivo, frisou ainda que a indústria transformadora pode contribuir não só para a diversificação económica, satisfação das necessidades, mas sobretudo para as exportações, e integração no comércio livre continental, e indicou algumas áreas do sector industrial em que os investimentos privados são bem-vindos.
Por sua vez, o Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, revelou que dos polos industriais previstos, sete estão em pleno funcionamento.
À margem da cerimónia de abertura da feira, o titular da pasta da indústria e comércio reconheceu o esforço feito pelo empresariado, e frisou que é altura de se apostar mais na transformação mineira.
Entre os participantes, 8% são do agro-negócio, 10% por cento do artesanato, 5% da banca e seguros, comércio e distribuição 12%, construção civil 22%, indústria mobiliária 5%, têxteis 11%, petróleo e gás 8%, restauração 11 % e serviços, 15% ..