Lac

Angola, RDC e Zâmbia, acertaram passo no corredor do Lobito. Acordo de início de concessão já foi assinado

Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo, assinaram hoje o contrato de transferência do início da concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte do Corredor do Lobito.

A exploração do corredor vai ser feita pela empresa Lobito Atlantic Railway, formada pelo consórcio entre a Trafigura, Vecturis e Mota-Engil, por um período de 30 anos.

Os Chefes de estado João Lourenço, Félix Tshisekedi, e Hakainde Hichilema, serão os signatários do acordo.

O Corredor do Lobito, numa primeira fase será gerido por 30 anos pelo consórcio, formado pelas empresas Vecturis, Trafigura e Mota-Engil, que esperam transportar, nos primeiros cinco anos, três milhões de toneladas de carga diversa, aumentando para 10 milhões nos 10 anos seguintes da actividade.

A entidade tem disponíveis 500 milhões de dólares para investir em todo o activo concedido. Vai assumir a exploração e manutenção dos transportes ferroviários de mercadorias, bem como da conservação e preservação de todas as infra-estruturas existentes ao longo do Corredor.

Além da assinatura do acordo de concessão do corredor do Lobito, o Presidente da República, João Lourenço, e os homólogos da RDC, Félix Tchisekedi, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, testemunharam também a inauguração da ligação por fibra óptica entre os três países.

A ligação entre Angola e a RDC vai ser feita entre as operadoras Angola Telecom e a Liquid DRC, através de dois circuitos ponto-a-ponto. O primeiro vai interligar Luanda e Kinshass e o segundo será entre Luanda e Cabinda, passando por Nóqui, na província do Zaire, numa extensão de 690 quilómetros.

Já a ligação com a Zâmbia vai ser realizada entre as operadoras Unitel e a MTN, à partir da zona de Karipande (província do Moxico), até à estação POP da empresa Angola Cables, em Luanda, com uma extensão de aproximadamente dois mil quilómetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias