Lac

Yuri Quixina acredita que mudança de pagamento dos salários para quinzenal ou semanal pode reduzir enchentes nos multicaixasA/

Yuri Quixina LAC

O economista Yuri Kixina, acredita que uma mudança na lei geral do Trabalho, que dê liberdade as empresas para negociar com o trabalhador o pagamento dos ordenados quinzenalmente ou semanal ao invés de mensal, pode ajudar a combater enchentes nos multicaixas, que habitualmente se verificam no final mês, época de pagamento dos salários.

Para o economista, este método pode ser benéfico para todos, pois dará mais dinâmica a economia, por que as pessoas terão sempre dinheiro para transacções e terão mais facilidade em fazer poupanças. Por outro lado, alertou ainda o Banco Nacional de Angola, que as enchentes nos multicaixas não se resolvem com instrutivos, uma vez que este serviço tem taxas pouco atractivas para os bancos.

Este parecer do economista, surge na sequência do BNA, ter decretado novas regras para tentar acabar com longas filas que se têm registado em Luanda e noutras províncias para levantamento de dinheiro. O alargamento do horário das agências bancárias e a disponibilização de pelo menos 95 por cento em numerário nas caixas automáticas entre o dia 25 de cada mês e o dia 05 do mês seguinte são algumas das medidas impostas pelo Banco Central.

O BNA indica igualmente que os bancos devem considerar o alargamento do período de abertura das suas agências com maior movimento, incluindo aos sábados, sempre que se mostrar necessário, em particular nos períodos de pagamento dos salários da função pública, divulgando os horários de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias