Lac

BNA Sanciona instituições financeiras bancárias e não bancárias no valor de mil milhões de Kwanzas

O Banco Nacional de Angola sancionou instituições financeiras bancárias e não bancárias no valor de mil milhões de kwanzas, no último trimestre de 2023, por diversas infracções.

O incumprimento das normas relativas à protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros, liderou as infracções neste período, de acordo com a síntese da acção sancionatória do BNA referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

O banco central adiantou que dos 34 processos sancionatórios concluídos, 20 correspondem a processos sumaríssimos e 14 a processos de contravenção, sendo que 24 foram referentes a instituições financeiras bancárias e o restante a instituições não bancárias.

A nível das instituições financeiras bancárias, os incumprimentos das normas relativas à protecção dos consumidores de produtos e os serviços financeiros tiveram maior registo, com 16 ocorrências.

Ás instituições financeiras bancárias, somaram também cinco infrações em matéria prudencial, com incumprimentos do dever de reporte das operações cambiais executadas, do dever de reporte dos balancetes, das normas sobre crédito concedido e outros, e mais cinco infrações em matéria comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias