Lac

Consultora Capital Economics vê Angola a crescer menos de 1,5 por cento até 2025

A consultora Capital Economics considera que o País vai crescer pouco até 2025, devido aos preços e produção baixas, com a elevada inflação a levar o Banco Nacional a subir os juros para 22 por cento até final de 2024.

“A economia de Angola, dependente da evolução do petróleo, enfrenta um duplo golpe dos preços baixos e da redução da produção; antecipamos que o crescimento continue fraco até 2025”, escrevem os analistas desta consultora britânica num relatório com a actualização das previsões para o terceiro trimestre deste ano.

A Capital Economics prevê que Angola cresça 2,5 por cento este ano, abrandando face aos 3,3 por cento registados no ano passado, e abrande ainda mais a expansão económica, para 1 porcento em 2024 e 1,5 por cento em 2025.

Além da redução de preços e produção de petróleo, a Capital Economics considera também que o kwanza vai continuar a desvalorizar-se, um movimento mais notório depois da recente eliminação dos subsídios estatais aos combustíveis, que fez disparar os preços e levou a várias manifestações.

O economista Augusto Fernandes vê na previsão da consultora britânica, Capital Economics, um sinal para os investidores, mas que pode servir de alerta para as políticas do Executivo.

Augusto Fernandes disse também que o eventual aumento da taxa de juro BNA, vai retirar liquidez a economia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias