Lac

Dados do INE revelam que inflação no país voltou a descer para 21,40 % pelo sétimo mês consecutivo

A inflação voltou a descer, pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se nos 21,40 porcento em Julho, o nível mais baixo desde Abril de 2020 e que corresponde a uma descida de 4,32 pontos percentuais em termos homólogos.

Segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,81 porcento de Junho a Julho de 2022, uma desaceleração de 0,03 pontos percentuais, em termos mensais.

A variação acumulada desde o início do ano atingiu os 9,38 por cento.

Em termos homólogos, a classe “Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,36 pontos percentuais durante o mês de Julho, seguida a “Educação” com 0,08 pontos percentuais, “Bens e serviços diversos” com 0,07 pontos percentuais, “Vestuário e Calçado”, “Saúde” e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,06 pontos percentuais cada.

O consultor Galvão Branco entende que esta descida da inflação resulta de medidas internas, que contribuem para a redução da importação de determinados produtos, e que dificilmente o País conseguirá baixar a inflação para um dígito e destacou a necessidade do aumenta da produção interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias