A implementação de professores em escolas distantes de suas residências tem dificultado o seu trabalho e como consequência, compromete-se a qualidade do ensino em Angola.
Este parecer foi apresentado por Victor Barbosa, professor e especialista em educação, quando falava em entrevista ao programa “Manhãs da Comercial”, nos 95.5 em FM.
Segundo o especialista, a falta de transporte adequado e a inexistência de habitações para os docentes nestas localidades dificultam o acesso e comprometem o processo de trabalho do professor.
“Devia se ter mais atenção aos professores com subsídio de deslocamento, para aqueles que se encontram em locais de difícil acesso”, referiu.
Além disso, o entrevistado que fala por ocasião do dia do educar, celebrado na última quarta-feira, destacou a importância de se investir na formação permanente dos professores, sendo que essas medidas são essenciais para garantir melhores condições de trabalho e permitir que os educadores exerçam seu papel de maneira eficaz.
Para Victor Barbosa, a autoestima é fundamental para o professor e incentivou os docentes a não se desanimarem diante das dificuldades.
“Não esmoreçam, que mais cedo ou mais tarde, a sociedade perceberá que o trabalho do educador é uma peça fundamental, sobre tudo quando se fala de capital humano, sendo este indispensável”, concluiu.