O Jornalista económico Alvaro de Mendonça, defendeu a necessidade dos países mais desenvolvidos do Ocidente começarem a se preocupar com a poluição mundial do clima que estão a causar.
Segundo o Álvaro Mendonça, que falava ao programa “Manhãs da Comercial” da LAC, emitido de segunda-feira à sexta-feira, entre às 7 e 9 horas, existe um incumprimentos dos acordos ambientais que têm sido estabelecidos entre as nações do mundo.
“Normalmente, são feitos um conjunto de compromissos que não vão ser cumpridos, e isso é uma vergonha”, referiu.
Para o jornalista os países africanos, sul-americano e alguns países asiáticos, estão isentos da crescente poluição feita ao planeta, pois a Europa, juntamente com a China e os Estados Unidos da America, devem ser penalizados pelos níveis de poluição que estão emitir.
Alvaro de Mendonça refere ainda que a sociedade actual, está a maltratar o clima de forma significativa, sendo esse o contexto que mais prejudica o ecossistema do planeta.
“Nos últimos cem anos, a actividade humana prejudicou mais o planeta do que todo o seu período de existência prévio”, afirmou.
De acordo com o entrevistado, Angola é um exemplo no contexto ambiental internacional, sendo um país que possui um dos maiores índices de energia verde produzida, com cerca 95% no total.
O comentarista da Comercial apelou às pessoas a terem mais consciência dos danos que a poluição do clima pode causar às gerações futuras e alerta aos países desenvolvidos a tomar medidas que visam reduzir a poluição do clima, para preservar a sustentabilidade do planeta nos próximos anos.