Os primeiros funerais oficiais de vítimas do 27 de Maio de 1977 estão a ser realizados hoje, depois da entregue as famílias das ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, Comandante Sianuk e Ilídio Ramalhete, Passados quarenta e cinco anos, numa cerimónia carregada de emoção.
A cerimónia que decorreu no quartel-general das Forças Armadas, foi presidida pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, que coordena a Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP). O responsável destacou que a entrega dos restos mortais resultou de um árduo trabalho, e reiterou que o momento é de reconciliação nacional.
Por sua vez os familiares emocionados agradecem o gesto e destacam o perdão as pessoas envolvidas nestas mortes, como disse o representante da família de Nito Alves.
Entretanto o representante da família de Monstro Imortal, entende que é necessário esquecer o passado, ao passo que os filhos do comandante Sianuk, entendem que agora podem dizer que são seus filhos.