Lac

Instituto Nacional de Estatística diz que taxa de desemprego diminuiu no IV trimestre de 2022 para 29,6 %. Jovens entre os 15 e 24 anos são o grupo etário mais afectado.

A taxa de desemprego no País diminuiu em termos homólogos no último trimestre do ano passado, para 29,6 por cento, mas continua a ser superior a 50 por cento na classe etária dos mais jovens, entre os 15 e os 24 anos.

Segundo o Inquérito ao emprego divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, a população desempregada com 15 ou mais anos, foi estimada em quatro milhões, 921 mil, 440 pessoas (-8% em termos homólogos), abrangendo 29,6 porcento dos angolanos economicamente activos (-3,3 pontos percentuais face ao último trimestre de 2021).

A taxa de desemprego na área urbana (38,5%) é cerca de três vezes superior à da área rural (13,5%), com uma diferença de 25 pontos percentuais e os jovens entre os 15 e 24 anos são o grupo etário mais afectado, com uma taxa de desemprego de 52,9 porcento, ainda assim inferior aos 59,8% registados no último trimestre de 2021.

Entretanto, ontem na apresentação do relatório sobre o emprego juvenil em Angola, o director regional do Banco Mundial, Albert Zeufack, destacou que a criação de mais empregos no País, passa pela melhoria do ambiente de negócio, para a captação de investimento privado, que é o motor da economia.

O director regional do Banco Mundial disse também que é preciso acelerar a transformação digital, olhando para os novos tipos de empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias