O investimento directo angolano em Portugal subiu para 4.333 milhões de euros no segundo trimestre deste ano face aos 3.927 registados no período homólogo do ano passado, segundo dados do Banco de Portugal.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, consultados pela Lusa, construção concentra 58,1 milhões de euros do Investimento Directo Estrangeiro angolano em Portugal, seguindo-se as indústrias transformadoras com 1,55 milhões de euros, enquanto a eletricidade, gás e água registam uma pequena parte 0,38 milhões de euros.
Entre os principais investimentos de Angola em Portugal, e apesar das alterações dos últimos anos, sobretudo após o ‘Luanda Leaks’, destaque para a área da banca.
O investimento directo estrangeiro de Angola em Portugal caiu entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020, tendo começado a recuperar a partir de então.
Para o consultor Galvão Branco a questão aqui é saber se o investimento directo angolano em Portugal está a ser feito com dinheiro saído licitamente do país.