Lac

Kwanza já depreciou 18%. Oxford Economics prevê queda de 16% ainda este ano

A consultora Oxford Economics prevê que a moeda nacional vá depreciar-se para 534,1 kwanzas por dólar, este ano, em relação aos 460,6 kwanzas por dólar registados em 2022.

“Prevemos que o kwanza vá desvalorizar-se para uma média de 534,1 kwanzas por dólares este ano, face aos 460,6 de 2022; com esta previsão assume que o preço global do petróleo vá recuperar para 86,8 dólares por barril, até ao final deste ano e que a produção interna deste recurso energético, melhore no segundo semestre deste ano depois da queda dos primeiros seis meses, ajudando a estabilizar a moeda local neste semestre”, escrevem os analistas, que estimam assim uma queda de 16 por cento no valor do kwanza.

Nos primeiros cinco meses do ano, o kwanza perdeu 9 por cento face ao dólar, em linha com o declínio de 9 por cento no preço do crude de Janeiro a Maio. Assim, o kwanza passou de 503,6 por dólar, no princípio de janeiro, para 550,4 no final de Maio, representando uma correcção face às subidas dos últimos semestres.

Apesar da Oxford Economics prever uma depreciação do Kwanza de 16 porcento, este ano, hoje a desvalorização está em 18 por cento, já que, de acordo com a taxa de câmbio do BNA, 1 dólar está a valer 660,5 Kwanza e euro, está nos 711 kwanzas.

Entretanto, 0 consultor Galvão Branco entende que é preciso reduzir a apetência pelas importações, para que se reduza a pressão no stock de moeda estrangeira do País, sob pena de uma contínua depreciação o Kwanza.

O Consultor disse ainda que é preciso transformar o slogam “diversificação económica”, em prática, para que deixemos de ser uma economia essencialmente importadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

publicidade

Últimas notícias