A aliança OPEP+ confirmou que vai aumentar o fornecimento de petróleo em 648.000 barris de petróleo bruto por dia, em Agosto próximo, totalizando 43,85 milhões de barris por dia.
A medida resulta do encontro virtual do grupo realizado ontem, e vai de encontro as metas que já haviam sido definidas a 2 de Junho último que consistem em aumentar apenas em 432.000 barris.
Alguns analistas internacionais mostram-se cépticos em relação a uma maior capacidade de produção por parte dos países da aliança, e os apelos de incremento, por parte de alguns membros face a enorme procura de petróleo no mercado internacional e consequente aumento dos preços.
Por cá ouvimos o especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo que entende que a medida não terá impacto na actividade petrolífera nacional, que está aquém da quota de produção
Patrício Quingongo apontou ainda alguns factores que contribuem para o declínio da produção de petróleo em Angola, e defendeu a necessidade de definição de uma estratégia sustentável, a ser aplicada a médio prazo.
O especialista em petróleo e gás, reconheceu os esforços das autoridades e dos operadores, no sentido de reverterem a situação no sector dos hidrocarbonetos.