O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi está em Angola para uma visita de vinte e quatro horas, em que o foco vai para o processo de pacificação no leste da RDC, onde continuam as acções do M23 e outros grupos armados.
A paz naquele país vizinho esteve também em evidência durante o último fim de semana em Bujumbura, a capital do Burundi durante uma cimeira de chefes da Comunidade dos Estados da África Oriental “EAC”, que apelaram ao fim imediato das hostilidades e a retirada dos grupos armados, incluindo estrangeiros.
Os líderes africanos pediram ao governo congolês democrata que facilite o envio de contingentes sudaneses e ugandenses para reforçarem a Força Regional no leste da RDC. Apelo que em certos meios diplomáticos é considerado irrelevante, dado ao avanço no teatro da guerra, das forças negativas em Kitshanga, no território de Masisi, Kivu Norte.
Angola recorde-se tem desenvolvido um papel de destaque no processo de mediação do conflito na RDC, de que resultou a definição do Roteiro de Luanda.