O presidente da República João Lourenço inaugurou hoje na Funda, província do Bengo, o Centro de Controlo e Missão de Satélites, inserido na Estratégia Espacial Nacional.
É um Centro inteligente que ocupa uma área de 6.617 metros quadrados, totalmente operado por mais de sessenta jovens especialistas angolanos e vai monitorar satélites com ênfase para o Angosat 2, com um tempo de vida útil de quinze anos.
João Lourenço disse à imprensa no termo da cerimónia de inauguração que se trata de uma infra- estrutura fundamental para o desenvolvimento nacional.
O chefe do executivo assegurou também que haverá mecanismos para conseguir financiamentos para a construção de mais dois satélites, desde que os compromissos sejam honrados.
E durante a cerimónia formal de inauguração daquela infra estrutura, o Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou os cinco pilares, com particular ênfase para a capacitação e desenvolvimento nacional, ou seja, a formação do pessoal que ali vai operar.
Mário Oliveira referiu-se à participação de Angola nos programas espaciais da SADC, e especificou algumas potencialidades do centro, e salientou que o Programa Nacional Espacial, vai contribuir para o desenvolvimento económico e entre outras vantagens mitigar os efeitos da seca.