O Presidente da República manifestou, aos homólogos turco e sírio, pesar e solidariedade pelo grande número de mortes causado pelo terramoto que abalou ontem aqueles países.
João Lourenço escreveu ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a quem manifestou “profundos sentimentos de pesar e a solidariedade” em nome do executivo angolano e no seu próprio.
Noutra mensagem, esta enviada ao Presidente Bashar Hafez Al-Assad, o chefe de Estado lamentou também a tragédia que se abateu sobre o território sírio, com o registo de um número avultado de vítimas.
“Manifesto o meu pesar por este trágico acontecimento e expresso-lhe a minha indefectível solidariedade nesta hora dramática, em que lhe peço que apresente aos familiares das vítimas mortais as nossas mais sentidas condolências, em nome do executivo angolano e no meu próprio”, escreveu o Presidente da República de Angola ao seu homólogo sírio.
O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, que atingiu os dois países, provocou já mais de 5 mil mortos, com a OMS a estima que este número pode chegar aos vinte mil.