Um adolescente de catorze anos de idade morreu no último fim de-semana no Bairro Vila da Mata, Cazenga, na sequência de uma rixa entre dois grupos rivais de adolescentes.
Sabe-se até agora que a polícia de Luanda, já deteve catorze adolescentes envolvidos neste homicídio e continua no encalço de outros.
De acordo com o porta- voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, as rixas entre grupos de jovens marginais são comuns na periferia da capital do país, e muitas vezes terminam com mortes, ou ferimentos graves.
Por se tratar de uma situação anómala e por envolver menores contactamos hoje o director geral do Inac, Paulo Kalesse que se mostrou preocupado e avançou que além de rapazes, também é frequente envolver meninas, nas várias regiões do país.
Por outro lado, Paulo Kalesse adiantou que ainda esta semana o INAC irá reunir-se com representantes dos serviços prisionais e da sociedade civil, para debater uma estratégia e assinar um protocolo de apoio à menores em conflito com a lei.
Por sua vez o sociólogo Lukombo Zatuzola, disse ser fundamental realizar um estudo profundo sobre quem integra estes gangues juvenis, de que meios são oriundos, para que haja reversão desta situação que qualificou mesmo de crise social.
Lukombo Zatuzola sublinha que todos devem ser chamados para contribuírem para a paz social.