Lac

Sobre nós

a lac

Tudo nasce de um sonho.

Não sendo, honestamente, a primeira rádio comercial e privada em Angola, a LAC “ostenta”, em parte, essa bandeira por ter nascido num período particular da história do País. Numa Angola independente.

A ideia da criação da LAC. foi inspirada por um programa, então realizado na Rádio Nacional de Angola que foi o Manhã de Domingo. Um espaço que era emitido entre as nove e as doze no principal canal e que tinha nomes como o de José Rodrigues, Mateus Gonçalves, Cristina Miranda, João Carlos Van-Dúnem, Milú Monteiro, Laurinda Santos, Carla Castro, apenas para citar alguns.

Salvo opiniões contrárias, o Manhã de Domingo, foi, nessa altura, uma verdadeira “instituição” quer pelo número dos seus intervenientes como pelas inovações introduzidas no universo do entretenimento radiofônico em Angola. Dentro da estrutura da Rádio Nacional, o Manhã de Domingo tinha ganho autonomia de criação, que incluía já, nessa altura, realizações com um forte pendor comercial.

Estamos em finais dos anos  oitenta e princípios de noventa. O País começava a conhecer mudanças na sua estrutura política com o início do multipartidarismo. Estamos em finais dos anos  oitenta e princípios de noventa. A transversalidade de tais mudanças, fizeram com que tivéssemos, nós jornalistas, outra visão perspectiva da comunicação social no País.

Assim nascia o SONHO!

Em 1991,logo no seu início, começaram a surgir os primeiros esboços do projecto LAC. Era muito cedo para que se pudesse ter a certeza de que teria pernas para andar. E aqui destacamos o inestimável apoio do jornalista, político e escritor Manuel Pedro Pacavira que, recém-chegado dos Estados Unidos da América, onde foi Embaixador, politicamente “arejado”, elogiou e abraçou a ideia de dois “lunáticos” jovens jornalistas: José Rodrigues e Mateus Gonçalves.

Estava lançada a semente.

O entusiasmo e a vontade de fazer venceram todas as vicissitudes. E tudo graças a “lufada” de experiencia da nossa “eterna” Directora Luisa Fançony que acreditou na ousadia e assumiu corajosamente a sua condução. Luanda tinha ganho mais uma emissora. Era a novidade.

Os primeiros anos foram difíceis mas orgulham-nos. Rapidamente conquistámos a cidade e até o País que não nos ouvia.

Fizemos história na informação que produzimos. Nas realizações que tivemos.

TUDO LAC transformou-se rapidamente num conceito de vida!

25 anos depois, olhando para o passado, vemos o futuro com optimismo. Já não temos os mesmos reflexos mas formámos uma geração.

LAC 25 ANOS. É Sempre Um Prazer

publicidade

Últimas notícias