A filantropa e activista, Tânia Teresa Tomé, afirmou que a África tem perdido os seus valores culturais e tradicionais, ao longo do seu processo de integração social, cultural e económico com mundo.
Segundo Tânia Tomé, que falava em entrevista ao programa “Conversas 4.1” da Luanda Antena Comercial, emitido nos 95.5 em FM, toda herança linguística, histórica, cultural e tradicional africana está a ser perdida num profundo processo de alienação.
Para activista, as crianças afrodescendentes não têm acesso à informação sobre a própria história, o que resulta na perda de identidade ancestral e tradicional do povo africano.
“Nós estamos a perder a nossa cultura. As criança afrodescendente não conhecem a nossa história porque não lhes é dada a informação”.
Tânia Teresa Tomé ressaltou também o facto de não haver partilha de informações históricas com as novas gerações, o que pode levar a perda de identidade ancestral e tradicional de um povo.
A filantropa referiu que esses factores, devem ser considerados uma preocupação nacional, porque o património que a cultura representa pode servir de sustentabilidade, para as próximas gerações, pelo que é necessário valorizar os aspectos africanos, como um material histórico e um património cultural, que podem se tornar instrumentos para impulsionar o turismo, expandir, preservar a cultura e as tradições.
No programa “Conversas 4.1” Tânia Tomé afirma que África perde suas Tradições devido a globalização
- 22/11/2023
- 16:30
