O Bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos, expressou sua preocupação com a configuração familiar que se espera para os próximos anos em Angola, sendo que considera existir uma falta de transmissão dos ensinamentos familiares da primeira geração no contexto actual.
Durante a entrevista concedida ao programa “Café da Manhã”, o Bispo explicou que as famílias angolanas no período colonial seguiam regras e princípios específicos. No entanto, essas dinâmicas familiares foram alteradas após as guerras ocorridas no país.
Dom Gaspar ressaltou que a função de transmissão dos valores inicias estavam a cargo daqueles que, infelizmente, pereceram durante a guerra, o que torna a reconstrução familiar mais desafiadora no contexto actual.
O Bispo Metodista diz ainda que Angola herdou tanto valores positivos quanto negativos, não apenas pela falta de orientação identitária, mas também devido à globalização que o país tem vivenciado durante seu processo de desenvolvimento, e realçou que a igreja tem se preocupado em fazer a leitura dos tempos para lidar com esse paradigma.