Os gestores de escolas pública, pediram na última semana o ressurgimento da Brigada de Segurança Escolar, para conter a onda de violência dentro e arredores das instituições que dirigem.
Esse apelo surgiu na sequência de um vídeo que circulou nas redes sociais, onde um grupo de 5 alunos, agredia um dos colegas, dentro do Instituto Médio de Economia de Luanda-IMEL.
De acordo com o coordenador da comissão disciplinar da IMEL, Adriano João, tudo isto seria evitado, se brigada escola estivesse no activo, até para evitar que os estudantes entrem na escola, com armas brancas.
Por sua vez o director do Instituto Médio Industrial de Luanda-IMIL, Milton Silva, revelou à LAC que a sua escola também tem sido vítima desses actos de vandalismo, razão pela qual apelou ao retorno da brigada policial.
Por seu turno, o comando geral da polícia nacional, respondeu ao pedido desses gestores públicos. De acordo com o porta-voz da polícia nacional, sub-comissário Mateus Rodrigues, a Brigada de Segurança Escolar está de regresso.
Mateus Rodrigues fez saber que o seu retorno, tem como objectivo, acudir a onda de violência que se tem registado, no interior e nos arredores de algumas instituições de ensino.